http://www.researchcafe.net Sexta, 21 de Novembro de 2008 
pixel pixel pixel pixel
pixel
pixel for height and width
The Title of this site
space
pixel for height and width

            arrow      Entrada arrow Notícias arrow Últimas Notícias arrow Dieta mediterrânica ajuda a controlar doenças asmáticas

Pic with Text: Navigation Menu
Entrada
Notícias
Artigos
Biografias
Links...
FAQ
Participar no researchCafe.net
Contactos
:: :: :: :: ::





Perdeu a palavra-passe?
Sem conta? Criar Conta!



Dieta mediterrânica ajuda a controlar doenças asmáticas versão para impressão enviar por e-mail
07-Ago-2008
Investigadores da Universidade do Porto concluíram que a dieta mediterrânica, caracterizada pelo elevado consumo de hortofrutícolas, azeite e peixe, ajuda a controlar a asma, revela um estudo divulgado pela agência Lusa.

No estudo a que a Lusa teve acesso, as faculdades de Medicina e de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto sustentam que a dieta mediterrânica reduz em cerca de 80 por cento o risco dos asmáticos terem a doença mal controlada.

De acordo com a iniciativa, realizada por investigadores destas duas faculdades em colaboração com o Serviço de Imunoalergologia do Hospital de S. João, a dieta caracterizada pelo elevado consumo de hortofrutícolas, leguminosas, cereais inteiros, frutos secos, azeite e peixe foi considerada «um cocktail» de componentes potencialmente protectores na asma.

A este tipo de alimentos junta-se também o consumo moderado de lacticínios e álcool e o consumo reduzido de carnes vermelhas e processadas.

«Sabe-se que este tipo de dieta previne a asma e a rinite alérgica nas crianças, mas desconhecia-se até agora o impacto deste padrão alimentar nos adultos», acrescenta o estudo, citado pela Lusa, que visou, precisamente, perceber os efeitos desta dieta na asma de pacientes adultos.

Para a realização deste trabalho, Renata Barros e os restantes investigadores, avaliaram a ingestão alimentar, a actividade física, o índice de massa corporal e parâmetros de inflamação, função respiratória e sintomas da asma em 174 adultos com asma, com uma média de idades de 40 anos.

«Os resultados permitiram concluir que os asmáticos que tinham a doença controlada (23 por cento) ingeriam maiores quantidades de fruta fresca e menores quantidades de álcool», refere.

Os investigadores descobriram que a adopção de um estilo de alimentação mediterrânico estava associado a uma redução de 78 por cento do risco de ter a doença não controlada, independentemente do género, idade, escolaridade, ingestão calórica total e medicação inalada.

«Verificámos também que uma ingestão diária de fruta fresca superior a 300 gramas estava associada a uma diminuição de 71 por cento do risco de ter asma não controlada», afirmou Renata Barros.

A tradicional dieta do sul da Europa e bacia do mediterrâneo é conhecida por possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que promovem um melhor controlo de várias doenças crónicas.

(c) PNN Portuguese News Network 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

go to top para cima... go to top
   
pixelpowered by mambo OS
pixel pixel
pixel pixel pixel pixel
pixel pixel pixel pixel